A vila da Benedita pertence ao concelho e comarca de Alcobaça, bem como ao distrito de Leiria. Foi elevada à categoria de vila por lei de 1 de Fevereiro de 1988, pese embora as suas festas se realizem a 16 de Maio.
Era esta mesma população que sustentava o Cura e o Capelão, através da doação de géneros alimentícios. A Benedita tem por orago N. Srª da Encarnação. Os lugares mais importantes da freguesia da Benedita são o Algarão, Azambujeira, Candeeiros,Cabecinha,Casal do Guerra, Frei Domingos,Freires, Ribafria, Ninho de Águia e Venda das Raparigas.
A Benedita na actualidade - A vila da Benedita é por hoje, o maior centro da indústria do calçado a sul do rio Mondego, possuindo mais de 100 unidades industriais. Com efeito, a profissão de sapateiro é muito antiga na região da Benedita, tem fortes ligações com os antigos Coutos de Alcobaça, uma vez que os frades sempre tiveram mestres no ofício, ao serviço da abadia, cujos Coutos também sempre estiveram associados a actividades ligadas aos curtumes. Sabe-se que o próprio Mosteiro de Alcobaça vendia peles. Nas matas dos Coutos de Alcobaça, a madeira de carvalho é abundante, pelo que a matéria-prima para os curtumes nunca faltava, o que terá estado na base do desenvolvimento da indústria do calçado na região. Esta indústria, assenta nas pequenas e médias empresas, é hoje bastante moderna na Benedita, assim como as cutelaria, marroquinarias e a indústria das peles.
BI ECONÓMICO DA BENEDITA ACTUAL
Densidade Populacional: 279,1 hab./km²
Empresas Industrias: cerca de 100
Território: 30 km²
Actividade económica: Industria do calçado, marroquinaria, cutelaria e extracção de pedra.