Paises Já Vistados


href="http://www.world66.com/myworld66"> ou consulte o nosso viagem Veneza

terça-feira, janeiro 29, 2008

Diário de Bordo - Mergulho nas Berlengas.







A titulo de curiosidade o Arquipélago das Berlengas Localiza-se a 5,7 milhas de distância do Cabo Carvoeiro Peniche e é composto por três grupos de ilhéus: Berlenga Grande e recifes adjacentes, Estelas e Farilhões-Forcadas, todas de natureza geológica diferente da costa continental próxima.Devido à sua localização geográfica, a Berlenga beneficia de dois tipos de influências climáticas: a atlântica, nas áreas mais expostas a norte e a mediterrânea, nas expostas a sul. Esta particularidade proporcionou ao Arquipélago características faunísticas e florísticas que fizeram dele um grande ecossistema único, tanto a nível marinho como terrestre. A ilha principal tem cerca de 1500 metros de comprimento por 800 metros de largura. Onde podemos visitar as ruínas do Mosteiro da Misericórdia e a Fortaleza de S. João Baptista. Mais informações em:www.atelier.hannover2000.mct.pt/~pr602/berlenga.htm






Domingo dia 27/01/08 pelas 08.00h mais uma aventura começa. Hoje preparo-me para um fantástico dia de mergulho no paraíso natural do Arquipélago das berlengas, fiz o "Farnel" peguei na mala e pus-me a caminho, acompanhado pelos meus amigos “mergulhadores“ Miguel Serrazina e Joel Machado. Dirigimo-nos para a cidade de Peniche onde fomos ao encontro de mais um mergulhador. Com os devidos cuidado colocamos o “Éden” na água, e rumamos mar a dentro em direcção á Berlenga. Estava um dia de sol excelente, com a temperatura a rondar os 20º graus, o mar estava “quase” chão, o que fazia prever excelentes condições para prática do mergulho. As condições para um mergulho ideal são: a temperatura da água, a visibilidade, e as correntes de fundo.













Ao chegarmos á Berlenga, rapidamente verificamos que ali as condições não eram as melhores, logo rumamos às Estelas, aqui o mar ainda estava mais revolto, e o facto de andar por ali uma traineira á pesca, também não ajudava á prtica do mergulho. Este barco pescava em zona proibida.Como é possível o desrespeito às regras e normas de parque natural, que como toda a gente sabe é proíbe todas as actividades de pesca, comercial e caça submarina, aqui apenas é possível realizar mergulho e pesca desportiva.
Assim com estas contingências, optamos por nos afastar da zona e fomos mergulhar para os Farelhões, que ficam um pouco afastados da Berlenga para noroeste, aqui encontramos as condições ideias para efectuar um mergulho descansado e sem stress.














No 1º mergulho fomos aos 25 metros de profundidade durante 40 minutos, com a água a 15º, não vimos nada de especial,apenas uns sargos um polvo e pouco mais.

Neste dia e devido a razões técnicas apenas efectuei um mergulho.
Despeço-me por agora até breve, e boas aventuras………. .












World Clock